sexta-feira, 18 de maio de 2012

AGCO doa cabine para o Curso de Design

     No último dia 11 de maio o Curso de Design recebeu a doação de uma cabine de trator da empresa AGCO América Latina.


     A iniciativa da doação está vinculada ao fato do designer João Quintiliano, enquanto aluno do Curso de Design, ter desenvolvido seu TCC voltado para análise ergonômica das cabines de tratores no Brasil. O trabalho permitirá que a AGCO América Latina desenvolva produtos mais adequados ao público e mercado brasileiro. Outras pesquisas e trabalhos que venham a ser desenvolvidos com a utilização da cabine serão enviados para a AGCO para que esta possa continuar esta parceria iniciada com o Curso de Design da ULBRA.

     Importante salientar que a orientação do TCC de Quintiliano foi feita pelo professor e Mestre em Design Roberto Scarpellini de Mello.

Empresas e o Curso de Design da ULBRA

     O prof. Scarpellini enfatiza que as empresas recebiam os projetos de design desenvolvidos pelos alunos, e orientados pelos professores mestres e especialistas em Design, sem nenhuma contrapartida para o Curso de Design. Esta relação Curso de Design x Empresas mudou. As empresas podem continuar a contar com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o curso, desde que espontaneamente contribuam para o fortalecimento e melhoria de nossas atividades. Esta medida vem sendo adotada desde o segundo semestre de 2011.

Solenidade oficial de doação

     Está programada uma entrega oficial da cabine ainda nesse semestre letivo, quando então, representantes da diretoria da AGCO América Latina, do Curso de Design e da Universidade Luterana do Brasil estarão reunidos em uma solenidade junto ao prédio 14 do Campus Canoas.


FOTOS DA CABINE









fotos de G.Pagliarini

Design de Interiores recebe nota 4 do MEC


SALA DE IMPRENSA - ULBRA
publicado em 17/05/2012 20h02


Avaliação positiva indica que curso está no rumo certo     


      Para que um acadêmico da área de design compreenda que no desenvolvimento de um produto é preciso existir estética, funcionalidade, eficiência e conforto é necessário que seja oferecido a ele um ensino qualificado. O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Interiores da ULBRA disponibiliza muitas ferramentas para o aprendizado pleno, tanto que recebeu nota 4 em avaliação recente feita pelo Ministério da Educação (MEC).

       O indicador mede a qualidade do ensino oferecido por um curso superior em uma escala que vai de um a cinco. O processo avaliativo leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

     Para a coordenadora da área, Rosane Dariva Machado, o elevado conceito obtido é resultante de um somatório de qualidades. “Estamos em constante interação com o mercado de trabalho; possuímos um corpo docente muito qualificado e bastante unido, além de trabalharmos em sincronia com os outros cursos da área de design da Universidade, estabelecendo uma única linguagem”, destacou Rosane.

        O ensino de Design de Interiores na ULBRA Canoas está completando 10 anos em 2012.  “Apesar de nosso curso ainda ser considerado jovem, o resultado obtido, representa a maturidade de nosso trabalho”, complementou a coordenadora.


Coordenadora - Rosane Dariva Machado